O Clube surgiu de um pequeno grupo de pessoas fortalecidas por seus ideais, segundo o que consta na Revista Sentinela, e eram aproximadamente 60 “ homens de cor” que, com a união de suas famílias, deu início a fundação da “Sociedade Recreativa Harmonia”, no dia 09 de setembro de 1973, no plenário da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.
A criação de um Clube Social Negro na década de 70 reflete um contexto de segregação racial que ocorria no município, porém, acredita-se que a movimentação que faz emergir uma edificação para socialização da população negra teve como principal motivação ter um espaço para festividades, bailes, jantares, atividades culturais e educativas e também para o Carnaval, uma vez que nem todos eram permitidos participam de outros clubes frequentados por brancos.
É importante salientar que, como “Clube Social Negro”, estamos participando do mapeamento que o IPHAN está fazendo para registrar a memória cultural destes espaços criados como consequência do preconceito racial, a partir dessa pesquisa, os clubes serão considerados patrimônio cultural imaterial.
Enfim, a exemplo de Martin Luther King: "Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios". Foi assim que nasceu o Clube Recreativo Harmonia.
OFICINAS
Oficina de Sopapo
Quando em 2010 aprovamos o 1º projeto em Caçapava do Sul, pelo Fundo de Apoio à Cultura, o Tambor já era motivo para inspiração. Depois de 13 anos, olhamos em volta e vêmos toda mudança que o Tambor, especialmente o SOPAPO, faz na vida das pessoas.
PROJETOS
Clique aqui para editar o texto e incluir as informações que você gostaria de mostrar.
EVENTOS
Clique aqui para editar o texto e incluir as informações que você gostaria de mostrar.