top of page
14138064_1007329072698462_6218619631621804958_o.jpg

Biblioteca "Carolina Maria de Jesus"

Bem-vindos à Biblioteca Virtual Carolina Maria de Jesus (escritora, cantora, compositora e poetisa), nascida em Minas Gerais, em 1914, mas foi em São Paulo, onde Maria Carolina, que era uma mulher negra da periferia, catava papelão e, nos cadernos encontrados nos lixos, escrevia sua história e o cotidiano da favela, tornando-se um importante registro e relato literário nacional.

Aqui, teremos dicas de livros, projetos de LEI, matérias documentais e outros documentos importantes que retratam a história da população negra. 

LIVROS

Dicas de livros, artigos, matérias sobre a cultura afro-brasileira 

benzimento.jpg

O Processo Folkcomunicacional Presente no Case das(os) Benzedeiras(os) de
Caçapava Do Sul

É definido como objeto de estudo o case das Benzedeiras(os) da cidade de Caçapava do Sul no Rio Grande do Sul. Por meio de entrevistas às mais populares da cidade, através de uma pesquisa qualitativa com questionário aberto acerca do tempo de prática, numero de pessoas que procuram, a historia de como começou a benzer e como foi propagado de pessoa a pessoa. Dessa forma o trabalho inical busca explorar como se dá o processo folkcomunicacional presente nesta crença na localidade definida.

Autores: Luísa Ferreira de SOUZA e Fábio CORNIANI (Universidade Federal do Pampa, São Borja-RS)

brasao1.png

LEI do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial

LEI N°. 4087

DE 22 DE AGOSTO DE 2019.

Cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMUPIR, o Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

órgão colegiado de caráter permanente, paritário, consultivo, deliberativo, formulador e controlador das políticas públicas e ações voltadas para a promoção da igualdade racial no âmbito do Município de Caçapava do Sul, vinculado à Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR. 

assinatura compir_edited.jpg

Lei 3957|2018 Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir)

O Prefeito Giovani Amestoy assinou em 29/06/2018  a sanção da Lei 3957|2018 que cria a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), no I Seminário “Educação, Patrimônio e Negritude”, promovido pelo Clube Harmonia, pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal do Pampa (campus Caçapava do Sul) e pela Secretaria de Educação, que tinha na época como Secretária Adjunta a Professora Cátia Cilene Morais Dutra e que, naquele dia, foi convidada, e aceitou, para ser a Coordenadora do Compir.

bottom of page